Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

05
Out16

O adeus à monarquia!

Shi

republica

 

Fico indignada com as respostas que os portugueses dão aos jornalistas sobre o 5 de outubro. Como é possível não terem noção do que aconteceu à nossa pátria num dos dias mais importantes da história? Talvez tenha sido a única a ter sorte com os professores da disciplina, pois a maioria do que sei ficou gravado desde das aulas do 3ºciclo. Achei pertinente fazer um resumo do período mais controverso do nosso país.

 

A minha rainha predileta é a D.Amélia, uma mulher do povo, lutadora e com uma coragem incrível. Foi a nossa última rainha de Portugal e foi casada com D.Carlos I. Apesar da rainha não ter raízes portuguesas, ganhou ternura e carinho pelo povo português. Segundo Eça, era uma mulher dócil que tudo o que pôde fazer fez, com um amor incomparável pela pátria. Após a implantação da república, só voltou a visitar o país em 1945 por convite de Salazar.

Amélie viu os amores da sua vida morrer nos seus braços, em 1908. Sentindo-se culpada e enganada por João Franco – governou com a permissão do rei e implementou a ditadura e censura de imprensa-  que lhe roubara o chão, não desistiu e fez do seu segundo filho (nada preparado), o último rei de Portugal. Rei pela tragédia, D.Manuel II teve um reinado curto, árduo e foi incapaz de não deixar escapar a monarquia.

 

A última noite como rainha, D.Amélia passou-a no seu quarto no palácio da Pena e, sem saber que ao chegar ao destino veria bandeiras republicanas, partiu juntamente com a sua sogra, D.Maria Pia, rumo a Mafra, ao encontro do seu filho D.Manuel. Ao meio dia, em Mafra, o rei declarou ter conhecimento do fim da monarquia e partiram para o exílio.

 

regicidio-01

 

Em Lisboa, o caos instalou-se durante a madrugada e após dezenas de mortos e centenas de feridos a república foi proclamada na varanda da Câmara Municipal de Lisboa por José Relvas. Assim, foi constituído um governo provisório, com a presidência de Teófilo Braga, que fez diversas alterações a nível político, educacional e religioso, mas após a aprovação da Constituição da República, apresentou a demissão. Ou seja, só em 1911 é que houve a primeira república com o primeiro presidente eleito, Manuel de Arriaga. Entretanto, Manuel de Arriaga foi obrigado a demitir-se e voltou a subir ao poder Teófilo Braga.

 

Com a proclamação da república, Portugal instaurou uma nova bandeira, o hino foi alterado e a moeda ganhou um novo busto. Os primeiros 16 anos da república passaram pela mão de 8 presidentes e 45 governos, e o resto da história já devem saber…

 

Dêem um olhinho nestes links:

"A Rainha" por Eça de Queiroz 

Hymno da carta, hino até à proclamação da república

Artigo com fotogaleria sobre a Rainha D.Amélia

Evolução da bandeira nacional

 

1 comentário

Comentar post

Sigam-me

Follow my blog with Bloglovin Follow

Instagram

Mensagens

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D