Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Shi

Pós-Férias | Regresso ao Trabalho

Shi, 09.09.19

Setembro significa regressar ao trabalho ou à rotina depois das férias, o que não é nada fácil. Seja diretamente do calor de destinos paradisíacos ou do sofá, o regresso ao trabalho é sempre complicado de encarar. Acabam-se as manhãs calmas, as tardes bem aproveitadas e as noites de loucura para dar lugar ao trabalho de sol a sol! 

PÓS-FERIAS.jpg

Regressar ao trânsito, ao som do despertador, às 8 horas de sono, às marmitas de almoço e a todas as preocupações que uma profissão traz é preciso uma força muito grande... Por vezes, não é só uma questão de pouca vontade mas também psicologicamente podemos não estar preparados para todo o peso que a nossa rotina provoca. Sejam dificuldades de concentração, dores de cabeça repentinas, menor produtividade ou até ansiedade, são sintomas comuns de regresso ao trabalho. O que fazer para fugir deles? É o que vão saber neste post! 

 

Organização 

Cada profissão tem as suas tarefas no entanto, este tópico é comum a qualquer área. Analisar as tarefas e organizar tendo em conta a sua importância são os dois exercícios principais para não perderem logo a motivação. Foco nas funções, com um ritmo e a concentração precisos para que a vossa produtividade atinja os valores habituais.

 

Planear Férias

Há quem deixe uns dias de reserva para depois aproveitar noutras épocas festivas o que é muito bem pensado. A verdade é que caso possam marcar já as vossas próximas férias vai custar muito menos a passar. Contagens decrescentes ajudam sempre a acelerar o tempo! 

 

Lazer

Começou a rotina mas isso não quer dizer que não aproveitemos o tempo que temos livre. Há fins de semana, há folgas e há feriados (se bem que calham muitos ao fim‑de‑semana) que foram inventados por alguma razão!  Razão essa que é aproveita-los muito bem quando os temos. Passear, descansar, meditar são algumas das opções mas cada um sabe o que gosta mais de fazer nos seus tempos livres. Importante é terem sempre o "vosso momento" de descontracção! 

 

Novos projetos

O que diferencia a idade dos estudos com a idade adulta é o voltar ao trabalho e ter a mesma rotina de sempre. Ao contrário da escola e faculdade, em que anualmente existem várias alterações, no trabalho as mudanças não são tão comuns! Há quem adore ter sempre as mesmas funções e chegar a casa sempre à mesma hora mas também existe o grupo de pessoas que deprime logo quando percebe que de segunda a segunda tem sempre as mesmas coisas para fazer. Iniciar novos projetos na mesma altura em que retomamos o trabalho acaba por ser uma motivação. 

 

Voltar à rotina não é nada fácil muito menos depois de 30 dias sem horários e preocupações. O objetivo é lutarem sempre contra o desentusiasmo e a depressão para aguentar bem até às próximas férias.